Segunda etapa do INES será lançada amanhã no Centro de Informática (CIn) da UFPE

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software, coordenado pelo CIn-UFPE, terá como foco Cidades Inteligentes

22 de Fevereiro de 2017 às 16:26:20

Nesta quinta-feira (23), será realizado o lançamento da nova etapa do Instituto Nacional de Engenharia de Software (INES) no Anfiteatro do CIn-UFPE. O evento, que inicia às 9h, tem como objetivo reunir pesquisadores e parceiros de todo o país envolvidos com o projeto, para iniciar as atividades da segunda versão do Instituto. O tema das atividades realizadas pelo INES nos próximos 5 anos de projeto será “Cidades Inteligentes”.

O INES é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) financiado por instituições federais (MCT/CNPq/FNDCT/CAPES) e estaduais (FACEPE) e coordenada pelo docente do CIn-UFPE Augusto Sampaio. O instituto tem como objetivo promover a pesquisa, desenvolvimento e inovação na Engenharia de Software, desenvolvendo pesquisa científica de vanguarda com foco em Cidades Inteligentes, difundindo conhecimento para a sociedade e setor empresarial. O programa envolve 85 pesquisadores do Brasil, sendo 21 deles do CIn-UFPE.

Segundo o professor do CIn-UFPE Sérgio Soares, um dos grandes resultados da primeira versão do INES foi a criação do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI - TICs), um dos 25 institutos de inovação do SENAI/CNI. Há expectativas para que esta nova etapa do INES também resulte na criação de institutos de pesquisa e inovação independentes.

O INES tem sede no Centro de Informática da UFPE e atividades sendo desenvolvidas em 14 laboratórios de instituições do Nordeste e Sudeste do Brasil.

Página do INES: http://www.ines.org.br/