Grupo de pesquisa do CIn-UFPE lança Exodia, nova versão do ambiente virtual Openredu

Evento de lançamento será realizado no Anfiteatro do Centro, no dia 18 de abril, às 17h

11 de Abril de 2017 às 11:52:19

O grupo de pesquisa do CIn-UFPE CCTE, desenvolvedora da plataforma Openredu, vai realizar no próximo dia 18 o lançamento de sua nova distribuição: a Exodia. Nomeada em homenagem ao personagem homônimo de Yu-Gi-Oh!, a versão 1.1.0 do ambiente virtual teve como principal objetivo tornar o Openredu mais independente de serviços pagos, além de remover as restrições relacionadas a cobrança de uso. O lançamento será realizado às 17h no Anfiteatro do CIn-UFPE e tem como público-alvo pessoas que atuam na área de educação, tecnologia educacional e EAD - mas todos os interessados podem participar.

Segundo Yves Bouckaert, líder técnico da comunidade Openredu, o nome dado ao novo release da plataforma tem relação com a missão de desenvolver e promover tecnologias que inspirem experiências libertadoras de aprendizagem. “Ao longo do ciclo de desenvolvimento dessa versão, diversas vezes mencionamos a necessidade de ‘libertar’ o Openredu das dependências de serviços pagos como uma premissa para que ele se tornasse um software livre fidedigno, apto a ser instalado e usado em sua plenitude, sem qualquer custo.” E nesse caminho, surgiu a ideia de relacionar a versão ao personagem Exodia, da série de mangá Yu-Gi-Oh!.  “Em um episódio, ao quebrar suas correntes, ele é capaz de vencer qualquer inimigo. Esse simbolismo e jovialidade representa perfeitamente o momento que estamos vivendo na comunidade, por isso elegemos esse codename para a versão”, completou Yves.

O Openredu está à disposição de instituições de ensino e empresas para uso no setor de educação de forma gratuita. A plataforma torna simples a oferta de cursos a distância e pode servir como ambiente de colaboração entre professores e alunos em vários níveis de ensino. “O Openredu permite o compartilhamento e colaboração em torno de conteúdos facilmente disponibilizados em suas interfaces. O treinamento de professores é desnecessário, pois suas interfaces são muito simples de usar”, comentou Alex Sandro, professor do CIn-UFPE e um dos desenvolvedores da plataforma.

A nova versão remove dependência de serviços pagos, como os relacionados a chats de suporte, de usuários, transcoder de vídeos, serviço de cobrança e armazenamento. Além disso, o novo release corrige falhas anteriores e reativa o acesso à plataforma por meio do Facebook.

Em novembro de 2016, o Openredu realizou a transferência com licença livre para operação em escala da Secretaria de Educação de Pernambuco, disponibilizando-a para uso ilimitado em cursos abertos à distância e para expansão do uso nas escolas da rede estadual. Mais de 100 escolas de Pernambuco já utilizavam o Openredu em junho de 2015.

O CIn-UFPE coordena a Comunidade Openredu e esta nova versão é o resultado do investimento de quase dois anos de desenvolvimento contínuo na plataforma. O trabalho teve como objetivo um ambiente virtual mais fácil de ser apropriado por redes públicas de ensino e instituições que precisem realizar formação de pessoas usando ambientes de aprendizagem. O Openredu está disponível tanto em navegadores quanto na plataforma android.

A tecnologia foi desenvolvida pelo CCTE (ciências cognitivas e tecnologia educacional), grupo de pesquisa do CIn-UFPE com uma abordagem interdisciplinar, formado por pesquisadores das áreas de ciência da computação, psicologia cognitiva, estatísticas e educação. Além do Openredu, o grupo também lançou outros modelos de ambientes de aprendizagem, como o sistema de gerenciamento de aprendizagem Amadeus e a plataforma de aprendizagem ubíqua Youubi.

Lançamento do Openredu 1.1.0: Exodia
Local: Anfiteatro do CIn-UFPE