CIn-UFPE tem trabalhos aprovados em chamada de projetos sobre segurança cibernética

Seleção foi organizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em conjunto com a principal agência americana de apoio à pesquisa básica

27 de Junho de 2017 às 10:12:54

O Centro de Informática (CIn) da UFPE teve projetos aprovados na última Chamada da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em conjunto com a National Science Foundation (NSF), principal agência americana de apoio à pesquisa básica. Os projetos serão desenvolvidos durante o período de até dois anos e com um orçamento de 3 milhões de dólares para serem executados. Dos cinco trabalhos selecionados na chamada, dois tiveram a participação de professores do Centro.

Para José Augusto Suruagy, Vice-diretor do CIn-UFPE e autor de um dos projetos aprovados, a relevância que essa conquista tem para os docentes é o financiamento de projetos realizados de forma colaborativa com parceiros americanos - e em temas de extrema importância, relacionados à segurança de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e redes de operadoras.

Além disso, o resultado do CIn-UFPE na concorrida seleção ressalta a qualidade da pesquisa desenvolvida no Centro. “Estes editais de colaboração internacional são essenciais para manter a colaboração e internacionalização da nossa pesquisa”, destacou Suruagy.

O processo de seleção da chamada recebeu um total de 57 propostas. Destas, 20 passaram para a segunda fase e foram submetidas para análise realizada em conjunto por avaliadores brasileiros e americanos. Todos os cinco projetos aprovados podem ser conferidos no site da RNP.

Projetos com participação do CIn-UFPE

Um dos projetos aprovados, intitulado “Lightweight Policy Enforcement of Information Flows in IoT Infrastructures”, foi elaborado pelos docentes José Augusto Suruagy, Marcelo d'Amorim, Paulo André da Silva Gonçalves e Kiev Gama. O trabalho também teve a participação de pesquisadores das universidades americanas de Michigan (UMich) e de Illinois Urbana-Campaign (UIUC).

O segundo trabalho aprovado com participação do CIn-UFPE foi na área de Segurança e Privacidade em Redes. O professor Stênio Fernandes elaborou, junto a pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Califórnia em San Diego e da Texas A&M Engineering Experiment Station, o projeto com o tema “Securing Networks in the Programmable Data Plane Era”.